1. CARREGADOR TELEMÓVEL
- Logo que a bateria do seu telemóvel estiver carregada, desligue-o do carregador e o mesmo da tomada eléctrica. Evite deixar o telemóvel a carregar durante a noite (ou durante períodos muito alargados de tempo).
- Não deixe o carregador do telemóvel ligado à tomada depois de carregado, pois estará a consumir energia.
2. CINZEIROS (BEATAS CIGARROS)
- Se é fumador, evite fazê-lo dentro de casa e deite sempre as beatas no lixo.
- Uma beata de cigarro demora 10 anos a desaparecer por completo.
- As pontas dos cigarros não são apenas lixo, são também responsáveis por problemas ambientais bastante sérios.
- Muitos animais terrestres e marinhos morrem todos os anos por ingerirem pontas de cigarros acidentalmente.
- Os cigarros que são atirados pelas janelas dos carros são muitas vezes a causa de incêndios florestais.
3. ILUMINAÇÃO
- Aproveite ao máximo a luz natural/solar e utilize a iluminação artificial de um modo responsável.
- A iluminação é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade total da habitação.
- Pinte as paredes e o tecto com cores claras, que reflictam melhor a luz, reduzindo a iluminação artificial.
- Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados quando não forem necessários. Não deixe luzes acesas em divisões que não estão a ser utilizadas.
- Instale sensores de movimento nos locais de passagem – ex.: garagens ou vestíbulos.
- Reduza ao mínimo a iluminação ornamental em zonas exteriores.
- Mantenha as lâmpadas e as respectivas protecções ou ornamentos limpos. Aumentará a luminosidade, sem aumentar a potência.
- Substitua as lâmpadas incandescentes clássicas por lâmpadas de baixo consumo ou economizadoras. As lâmpadas fluorescentes compactas dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais. Na substituição, dê prioridade às que mais tempo estão acesas.
- Adapte a iluminação às suas necessidades e dê preferência à iluminação localizada. Para além de poupar, conseguirá ambientes mais confortáveis.
- Coloque reguladores de intensidade luminosa electrónicos. Poupará energia.
- Use tubos fluorescentes onde necessite de luz por muitas horas, como por exemplo, na cozinha.
- Nos halls, garagens ou zonas comuns, coloque detectores de presença para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente.
4. JANELAS
- Se possível instale janelas de elevado desempenho térmico. Contribuem para a redução do consumo energético da sua casa até 40% (energia de aquecimento e de arrefecimento).
- Para ter uma temperatura constante de conforto (variam entre os 18ºC, no Inverno, e os 25ºC, no Verão) na sua casa, instale janelas que pelas suas características minimizem excessivos consumos de energia.
- As janelas de PVC são a alternativa mais vantajosa do ponto de vista ambiental porque são 100% recicláveis e apresentam uma menor contribuição para as emissões de CO2.
- Características de janelas de elevado desempenho térmico:
1.Perfis do caixilho com uma reduzida condutibilidade térmica (as características isolantes dos perfis de PVC são 1235 vezes superiores às das janelas tradicionais de alumínio).2.Vidro com um reduzido factor solar.3.Sistema de ferragens de elevado desempenho aplicadas nos aros e nas folhas móveis, para garantir uma elevada estanquidade à água e uma reduzida permeabilidade ao ar. - Instale vidros duplos. Permitem menos 10% de consumo e minimizam o ruído exterior. Caso não seja possível, coloque portadas ou estores exteriores, que podem ajudar a reduzir a quantidade de energia necessária à climatização da sua casa.
- Para mais informações sobre esta dica consulte www.caixiavegroup.com
5. PUBLICIDADE
- Quando receber publicidade indesejada, recicle o papel. Mais de 50 milhões de árvores e 75 mil milhões de litros de água são gastos todos os anos na produção de publicidade. Cerca de 40% (mais de 3 milhões e 500 mil toneladas) deste tipo de publiciade vai para o lixo sem ser aberta.
- Indique que não está interessado em receber publicidade na sua caixa de correio. Coloque um autocolante com a informação “Publicidade não, obrigado”.
6. TELEVISÃO E EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS
- Os equipamentos audiovisuais representam 9% do consumo eléctrico das famílias portuguesas e, depois dos frigoríficos, são os equipamentos com maior consumo a nível global.
- Não ligue a televisão só para servir de companhia, nem adormeça com ela ligada.
- Evite ter vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, reúna a família em torno da mesma televisão.
- Desligue a televisão no botão e não apenas no comando. Durante o período em que se encontra em modo de espera (stand-by), continua a consumir energia.
- Uma televisão em modo de espera pode consumir cerca de 15% do consumo em condições normais. Por isso, em ausências prolongadas ou quando não está a ver televisão, apague-a totalmente, no botão de desligar.
- Uma boa ideia é ligar a televisão e todos os equipamentos audiovisuais (aparelhagem de música, amplificador, DVD, descodificador digital, etc.) a uma tomada múltipla com botão ON e OFF. Ao desligar este botão, apagará todos os aparelhos aí conectados e pode conseguir poupanças de cerca de € 40 ao ano.
- Tenha em atenção o consumo do equipamento na decisão de compra.
Sem comentários:
Enviar um comentário