terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cascais já tem "Pegada Ecológica"

Cascais é o primeiro Concelho em Portugal a conhecer a sua Pegada Ecológica, a área necessária a cada pessoa para produzir o que consome e absorver os resíduos que produz.


Os dados foram revelados no estudo realizado pela Agenda Cascais 21 em colaboração com o Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade (CESTRAS).

Na investigação foram tidas em conta variáveis como a alimentação, mobilidade, transportes, habitação, bens de consumo e serviços. A área calculada na Pegada Ecológica corresponde a uma área abstracta (o hectare global) que permite relacionar, numa mesma unidade, hectares com produtividade biológica diferente.Assim, a Pegada Ecológica de Cascais é de 5.2 hectares globais, mais 18 por cento do que a média nacional (4.4%) e um pouco acima da média da União Europeia (4.7%). Está abaixo de cidades como Marin (10.9%) e Sonoma (9.02%), nos Estados Unidos da América, Calgary (9.86%), no Canadá, Victoria (8.1%), na Austrália, e Londres (6.63%).“Ao sermos pioneiros na avaliação da nossa Pegada Ecológica estamos, mais uma vez, em condições de nos anteciparmos na adopção de medidas destinadas a proteger o ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do Concelho, alcançando o estatuto de referência nesta matéria”, defende Carlos Carreiras, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.O estudo da Pegada Ecológica, em complemento com outros instrumentos, constitui uma valiosa ferramenta de apoio à decisão no que toca às políticas de desenvolvimento sustentável e à gestão da pressão que cada pessoa exerce sobre os recursos naturais.

1 comentário:

  1. Em primeiro lugar queria dar os meus parabens pelo teu blog, está muito original e criativo!!
    A música é muito original em relação aos temas abordados no blog sobre a natureza!!
    Em relação a este post, fico contente por Cascais ter estas iniciativas, mas fico triste por Sintra, que têm a Serra muito bonita, não adere a este tipo de iniciativas que Cascais promove e apoia a Serra e a Biodiversidade.
    O blog está muito original, continua assim a promover as noticias sobre a natureza e espero que muitas pessoas sigam as tuas "pegadas ecolágicas"!!

    ResponderEliminar