quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um protector de ecrã permite carregar telemóveis com luz solar

Seis horas de sol são o suficiente para que o protector de ecrã WYSIPS gere energia suficiente para carregar a bateria de um telemóvel.

Este protótipo, cuja saída para o mercado está prevista para 2012, gera energia graças à sua superfície fotovoltaica. Esta tecnologia consiste basicamente em alternar na película franjas de células solares sobrepostas com uma superfície lenticular (um sistema semelhante ao dos ecrãs 3D que não precisam de óculos).
O WYSIPS (What You See Is Photovoltaic Surface, ou “o que se vê é uma superfície fotovoltaica”), pode sobrepor-se em qualquer superfície sem tapar o que está por baixo, de maneira que o material actua na absorção de energia solar sem cobrir o objecto que envolve.
O site especializado, o Engadget testou o protótipo e no momento do teste este gerou cerca de 1,2 a 2,5 volts. O dispositivo é capaz de carregar uma bateria e também pode ser utilizado para ir carregando a bateria lentamente à medida que esta é consumida. Segundo informam os responsáveis por este material, a energia produzida por 2.000 milhões de telemóveis é equivalente ao que produz uma central nuclear inteira.

Fonte: http://www.elmundo.es/

Sem comentários:

Enviar um comentário