terça-feira, 3 de maio de 2011

Mercado de lugares vazios de automóveis é um sucesso

Drummond Gilbert, um antigo contabilista britânico de 29 anos, é o fundador deste mercado, disponível em goCarShare.com desde 2009. Actualmente, o mercado online para lugares vazios em automóveis está a trabalhar com vários festivais para transportar os seus visitantes de uma forma mais ecológica.


Há mais de 38 milhões de lugares vazios em automóveis todos os dias, só nas estradas do Reino Unido. Se os carros viajassem com todos os lugares ocupados seriam necessários menos automóveis o que teria como consequências imediatas a redução de custos de transporte, da poluição, do trânsito e logo do tempo de viagem.


“Gosto muito da ideia de consumo colaborativo, a ideia do que é meu é teu. A minha filosofia é que devemos tentar usar os nossos activos de forma mais eficiente,” refere Gilbert. “Tudo o que temos pode ser trocado, emprestado ou alugado. Não precisamos de ter tudo o que usamos.”

“Quando estava na escola a propriedade de objectos como CDs era muito importante mas agora, a maioria dos filmes e música estão em ficheiros digitais. Nos dias de hoje é valorizada a experiência em detrimento da propriedade. Quis transferir este sentimento para as viagens de carro.”

GoCarShare não é como uma boleia porque o portal funciona à volta do Facebook. Assim temos acesso aos anúncios de lugares disponíveis de amigos ou amigos de amigos. Leva apenas um minuto a ter acesso a um anúncio quando nos conectamos.

O portal tem 5000 utilizadores registados. Recentemente foi estabelecida uma parceria com o Festival de Literatura de Hay assim como outros festivais de música para reduzir o número de viagens de carro para os locais dos eventos.

Esta companhia faz parte do movimento de consumo colaborativo (collaborativeconsumption.com) de onde estão a surgir vários negócios à volta desta ideia.

Fonte: telegraph

Sem comentários:

Enviar um comentário