Ao contrário do que se pensava até agora, os golfinhos comuns não são oportunistas i.e., não se alimentam de acordo com a disponibilidade de presas, seleccionado os peixes com maior conteúdo energético por grama de peso.
No Reino Animal existem diferentes estratégias de alimentação vão desde a especialização – quando os animais se alimentam exclusivamente de um tipo de alimento – até ao generalismo – que se caracteriza pelo consumo de uma grande variedade de alimentos.
Estes constituem os extremos de um espectro que inclui uma infinidade de formas intermédias como é o caso da especialização ou do generalismo sazonais, em que uma dada estratégia alimentar é característica da espécie apenas em determinada estação do ano, não se verificando nas restantes.
Tendencialmente os animais generalistas são também oportunistas i.e., escolhem os alimentos de acordo com a sua disponibilidade no momento. Até agora, pensava-se que os golfinhos comuns pertenciam a este grupo de animais.
No entanto, um estudo recentemente publicado na revista Journal of Experimental Marine Biology and Ecology sugere que tal não é verdade.
A equipa liderada por Jerome Spitz, da Universidade de Rochelle, em França, analisou os conteúdos estomacais de vários exemplares de golfinho comum, Delphinus delphis, acidentalmente capturados nas redes de pesca de atum no Golfo da Biscaia.
Os resultados revelam que os animais escolhem activamente os peixes de que se alimentam preterindo, por exemplo, peixes com menos de 5KJ de energia por grama de peso, apesar de serem os mais abundantes.
Com efeito, as três espécies mais abundantes - Xenodermichtys copei, Serruvomer beanii e Stomias boa ferox com um conteúdo energético de 2,2KJ/g, 2,1KJ/g e 2,8KJ/g, respectivamente - foram significativamente menos consumidas que Notoscopelus kroeyeri e Benthosema glaciale, que fornecem 7,9KJ e 5,9KJ de energia por grama de peso.
Outros estudos realizados com uma espécie diferente de golfinho – Stena coeruleoalba – obtiveram resultados semelhantes.
Os autores sugerem que esta selectividade por parte dos golfinhos pode ser explicada pelas suas elevadas necessidades energéticas que advêm do facto de serem animais de “sangue quente” sociais, que percorrem grandes distâncias a velocidades elevadas diariamente.
Fonte: news.bbc.co.uk
Sem comentários:
Enviar um comentário